top of page

Como preparar seu pet para receber um bebê.


Na minha rotina da clìnica veterinária, já recebi várias e incontáveis perguntas sobre a situação: "cães e mulheres grávidas" e um dos pontos é sobre a adaptação destes cães com a chegada de um bebê. Até então, imagine a situação, o pet era o "xodó" da casa, toda ou quase toda atenção era voltada para ele. Não há dúvida que os cães são parte importante da familia . Neste post, não irei falar apenas de conselhos técnicos que encontramos na internet, vou falar também da experiência que vem do coração com esta situação.


Caminhada


Caminhadas diárias são uma ótima maneira para seu cãozinho se manter relaxado, saudável e calmo. Eu sei, com um recém-nascido em casa e toda a nova rotina, parece impossível encaixar uma caminhada. No entanto, com um pouquinho de planejamento isto é possível ou, pense na possibilidade de contratar um dogwalker.


Treinamento


Respeito e obediência aos comandos é muito importante. Se seu cão pula em você toda vez que você chega em casa, imagine você, com oito meses de gravidez ou um bebê no colo. Então, este comportamento não pode existir mais e seu cão precisa entender e obedecer aos seus comandos. Animais sentem as mudanças físicas, fisiológicas, comportamentais e energética das grávidas. Com todas estas mudanças eles podem sentir ansiedade, curiosidade, medo ou mesmo agressividade. Se seu pet não obedece, procure a ajuda de um profissional especializado em comportamento animal. Lembre-se, toda mudança que acontece de forma gradual é muito mais tranquila, comece este processo assim que você souber que está grávida. Não introduza novos comandos quando o bebê já estiver em casa.

Quando você já tiver algum enxoval do bebê, use-o na presença do pet. Alguns exemplos, brinquedos com barulho, babá eletrônica ou mesmo coloque o carrinho de bebê onde você tem intenção de deixá-lo quando o bebê já estiver em casa. Desta maneira, o ambiente se tornará "mais familiar" para o cãozinho.


Nascimento


Quando seu bebê já tiver nascido e você ainda estiver no hosptial, peça para alguém da familia levar algum objeto que tenha o cheiro do bebê e apresente este novo cheiro para seu cão, pode ser uma manta ou uma peça de roupa. Uma boa maneira para associar o cheiro do bebê com uma situação calma e tranquila é apresentar este objeto quando o cão estiver em um momento de relaxamento.


Mantenha o território dele


Tenha um espaço só do seu pet, assim quando ele quiser um momento só para ele, ele terá este espaço. Se tiver que mudar a caminha dele de lugar ou mesmo brinquedos e potes de alimentação, faça isto antes da chegada do bebê.


Outra situação que devemos pensar é, você tinha planejado parto normal, mas o cenário planejado mudou, você teve que fazer uma cesária, terá que ficar mais tempo no hospital, então....


Algumas semanas antes, contrate uma petsitter, deixe seu cãozinho conhecer este profissional, arrange tudo como se você fosse precisar realmente dele. Porque num imprevisto, a/o petsitter não será uma pessoa estranha para o pet. Nunca deixe-o sem comida ou água ou higiênização do ambiente ou algum outro cuidado especial.


Mantendo uma relação de amor e confiança


No dia que você voltar para a casa, abaixe-se e deixe o bebê na altura do cão, deixe-o cheirar o bebê e apresente-o de forma carinhosa. Diga em tom amigável e carinhoso que aquele novo serzinho também faz parte da família.


Sempre inclua momentos para mostar para seu pet que você ainda se importa com ele. Saia para passear só você e o animalzinho. Brinque só vocês dois, compre um presente para ele.


Equilibre estes momentos a dois, com momentos em família também. Enquanto você estiver trocando as fraldas ou dando banho no bebê, deixe o cãozinho ficar perto e converse com os dois. Ao amamentar o bebê, dê um brinquedo ou um petisco e deixe-o assistir.


Espero que estas dicas ajudem as futuras mamães.


Photo by: Melissa M. Lawler








Comentarios


Archive
Follow Us
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page